PARTILHAR

Como fazer um gráfico das curvas de demanda

Como fazer um gráfico das curvas de demanda

Quando um presidente fala da relação da política monetária ou da expansão fiscal para estimular a economia, estamos falando de mudanças da curva de demanda agregada. A demanda agregada é a soma das curvas de demanda individuais de todos os compradores dentro e fora do país.

A curva de demanda individual, representa graficamente uma curva de demanda que mostra a quantidade de um bem, que um consumidor está disposto a comprar em função de preço. Para os bens normais, existe uma relação inversa ou negativa entre a quantidade demandada (procurada) e o preço, os consumidores compram mais de um bem a preços mais baixos do que a preços mais altos. Esta relação é conhecida como a lei da demanda.

Vai precisar de:
  • Régua (opcional)
  • Papel quadriculado (opcional)
Passos a seguir:
1

Crie uma tabela com duas colunas, preço e quantidade, para fazer uma curva de demanda individual de um bem, os hambúrgueres com queijo, por exemplo.

2

Preencha as colunas com a quantidade do bem que está disposto a comprar a diferentes preços. Escreva os preços que vão desde 1 real até 10 reais com um aumento de 1 real na coluna dos preços. Escreva o número correspondente de hambúrgueres com queijo que gostaria de comprar a cada preço na coluna da quantidade. Já tem a curva da demanda completa.

3

Desenhe uma linha vertical, o eixo y, com uma régua. Indique-a como preços ou P (x). Escreva cada preço junto da linha do eixo e com o preço mais em baixo na parte inferior da linha. Aumente os preços na linha até chegar ao seu preço mais alto.

4

Desenhe uma linha horizontal, o eixo x, desde os pés da linha vertical até à direita. Indique a Quantidade ou q(x). Escreva cada quantidade de mercadoria por baixo da linha do eixo x, com a menor quantidade no canto onde o eixo x e o eixo y se encontram. Aumente as quantidades ao longo do eixo y, movendo-se para a direita, até chegar à sua maior quantidade.

5

Marque a quantidade demandada (procurada) ao primeiro preço com um ponto no gráfico. Comece desde a parte superior da curva de demanda. Se existirem 10 hambúrgueres com queijo a 1 real cada uma, a marca no eixo 10 é igual a 10 e no eixo Y é igual a 1. Esse é o ponto (10, 1) no gráfico.

6

Repita o passo 5 para cada preço e correspondente quantidade.

7

Una os pontos para completar a curva de demanda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um gráfico das curvas de demanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Usuário anônimo
Dificil de compreender!
Usuário anônimo
Por que não mostra a figura, o passo a passo, falar é bom, mais é bom fazer também =) mais a explicação está boa.
Como fazer um gráfico das curvas de demanda
Como fazer um gráfico das curvas de demanda

Voltar ao topo da página ↑