Criar um curriculum vitae

Como escolher a foto para o currículo

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 7 agosto 2019
Como escolher a foto para o currículo
Imagem: blog.bookcasting.com.br

A busca pelo emprego dos sonhos ou pelo primeiro emprego está cada vez mais alta. No entanto, há quem envie e envie currículos para seleção, mas não são - sequer - contactados pelos contratantes. Esse fator deve-se ao despreparo e desmazelo na preparação e apresentação do currículo. Ele é sua imagem pessoal, diante dos olhos de quem não está te vendo. Dessa forma, em umComo, você aprenderá a escolher a foto para o seu currículo e estar devidamente “apresentável”, de modo a instigar o interesse dos contratantes para saber mais sobre você e, consequentemente, para que você seja convocado para uma entrevista de emprego.

Também lhe pode interessar: Como colocar o objetivo no currículo
Passos a seguir:
1

Evite a orkutização ou facebookzação de suas fotos - nada de postar fotos fazendo biquinho, careta, carão (daquele tipo sexy sem ser vulgar), fotos de selfie, com a língua para fora ou fazendo gestos com as mãos. Lembre-se que, no currículo, deve transparecer sua natureza séria e profissional.

2

Evite o uso de adereços - óculos de sol, bandana na cabeça, lenço no pescoço ou uma tiara de coraçãozinho não serão bem-vindos em sua foto. Então, opte pelo mínimo de adereço possível. Pode usar um colar ou brinco modestos (para os homens, o uso de brincos é proibido). Evite, também, deixar o cabelo preso ou barba por fazer.

3

Prefira uma foto profissional - mas, não precisa ser aquela 3x4 com fundo branco e com cara de quem está com prisão de ventre. Definitivamente, 99% da população não fica bem em uma foto desse tipo. Ou vai dizer que você sai mostrando todo orgulhoso sua foto da carteira de identidade por aí? Sabemos que não. Então, se tiver algum amigo bom de fotografia, peça para que ele tire algumas fotos suas e escolha a melhor. Para as mulheres, é importante que arrumem o cabelo, façam uma maquiagem leve e evite aquelas poses de catálogo de revista. Não é proibido colocar uma foto sorrindo no currículo. Mas, não escolha uma que esteja com um sorriso do curinga também. Tenha bom senso e mostre sua simpatia.

4

Opte por uma foto com qualidade - entenda o motivo pelo qual você precisará de um profissional ou um amigo que gosta de se aventurar no ramo fotográfico e que tenha êxito com isso: não coloque em seu currículo foto embaçada, tremida, com baixa qualidade, sem foco, muito pequena, escura demais ou, ao contrário, foto com grande exposição de luz que faz com que seu rosto fique muito branco, tipo um fantasma. O principal objetivo é que a foto mostre exatamente quem você é e que esteja muito bem apresentável, e sendo uma imagem atual e deveras realista.

5

Modere no uso do Photoshop - já imaginou chegar para a entrevista de emprego e o entrevistador te olhar com aquela cara de “você não é a mesma mulher (ou homem) da foto”? Seria tenebroso. Então, é permitido que você tire aquela espinha do rosto, mas sem fazer ajustes mais elaborados, como afinar mais o nariz, por exemplo. Não queira alterar sua aparência física com o uso do software. Se achar que precisa mesmo mudar, faça uma cirurgia plástica.

Como escolher a foto para o currículo - Passo 5
Imagem: nadaparecido.com.br
6

Não escolha uma foto de corpo inteiro - tá que você malha bastante e gostaria de mostrar ao mundo essa façanha, mas não queira fazer isso em uma foto de currículo. Escolha uma foto que te mostre dos ombros para cima e que não tenha muita informação ao redor. Não precisa ser aquele fundo branco, mas faça as fotos em um local de cores suaves, para que não desfoque sua imagem, que é a que mais importa no momento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a foto para o currículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gelma Tchikupa
Como fazer um bom curriculum
Editor umComo.com.br
Imagem: blog.bookcasting.com.br
Imagem: nadaparecido.com.br
1 de 2
Como escolher a foto para o currículo