Ser polícia

Como entrar no Bope

Como entrar no Bope
Imagem: obachei.com

Depois do filme Tropa de Elite, o Bope passou a ser muito bem reconhecido pelas pessoas, o filme é lembrado até hoje pelos que assistiram. Isso é bom, pois o filme serviu para aumentar o número de inscritos com interesse em participar do Bope, mas será que todos os inscritos irão permanecer no cargo assumido? Ou vão "pedir para sair"? Se você deseja fazer parte do Bope, prossiga com esta leitura! Deseja saber como entrar no Bope? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como entrar no CORE

Índice

  1. O que é o Bope?
  2. Requisitos necessários para entrar no Bope
  3. Horário de trabalho e salário dos soldados que fazem parte do Bope

O que é o Bope?

O Bope, cujas siglas significam: Batalhão de Operações Especiais, consiste em uma tropa de elite especializada da polícia, os participantes deste batalhão recebem um treinamento rigoroso para que possam atuar em combate a diversas situações críticas e em resgate de reféns. O Bope está presente em apenas alguns estados do nosso país.

O Bope do Rio de Janeiro foi criado no ano de 1978, os mandamentos principais do Bope localizado neste estado brasileiro são: agressividade controlada, capacidade de controle emocional, disciplina realizada de forma consciente, flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança dentre outros.

Para fazer parte do Bope carioca, é preciso ser um policial concursado especificamente no Estado do Rio de Janeiro, sendo assim, você pode se candidatar voluntariamente para participar de um dos cursos oferecidos pelo Bope. Para participar dos cursos você deverá acompanhar todas as publicações das Normas Reguladoras e do Calendário Anual dos Cursos, estas publicações são realizadas por meio do Boletim Ostensivo da PMRJ, pela Diretoria de Ensino e Instituição, e são disponibilizados, na maioria das vezes, no início de cada ano.

Confira conosco em umComo.com.br quais os requisitos necessários para entrar no Bope.

Como entrar no Bope - O que é o Bope?
Imagem: conesulnews.com.br

Requisitos necessários para entrar no Bope

Antes de se inscrever para se tornar um membro do Bope, verifique se você preenche os seguintes requisitos necessários:

  • Você deve ter mais de 18 anos;
  • Ser solteiro;
  • Ter cursado ensino médio completo;
  • Ter no mínimo dois anos de atuação na polícia militar.

Para ingressar no batalhão do Bope há dois tipos de curso, cada curso é voltado para que o ingressante possa participar em uma divisão do batalhão, os cursos são:

  • Curso de ações táticas: este curso possui a duração de dois meses, nele os ingressantes aprenderão a realizar o resgate de reféns. Os policiais que participam desse treinamento participarão contra o terrorismo realizado nos Jogos Pan-Americanos;
  • Curso de operações especiais: ele dura cerca de três a cinco meses, neste curso o policial receberá treinamento acerca de intervenções especiais em áreas que se encontram em conflito, poderá então participar de momentos críticos semelhantes aos que acontecem nas favelas do Complexo do Alemão.

Agora conheça conosco em umComo.com.br um pouco mais sobre o funcionamento do serviço dos soldados do Bope.

Como entrar no Bope - Requisitos necessários para entrar no Bope
Imagem: mochilavelha.com.br

Horário de trabalho e salário dos soldados que fazem parte do Bope

Os soldados do batalhão do Bope trabalham em turnos de 24 horas seguidas, e depois disso folgam 72 horas. Eles têm que driblar o sono para atender a todas as ocorrências necessárias durante o turno de trabalho.

E, no meio de tanto risco que eles correm devem ganhar bem não é mesmo? Bom, os soldados do batalhão ganham cerca de R$1.200,00 e os tenentes R$2.500,00. Coloque estes valores na ponta do lápis e avalie se compensa e, se realmente deve se inscrever para participar do Bope.

Desde já, nós em umComo.com.br te desejamos boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar no Bope, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Ellen Ingrynd
Bom gostei bastante foi bem explicado e tirou minhas duvidas.
A sua avaliação:
rianne
como posso fazer para entra na bope
A sua avaliação:
Eduardo Gonzalez
oi sou uruguayo presto servico nu ejercito uruguayo. gostaria de entrar no bobe muy bom trahbalio
Maria Clara
tu e do Exército e escreve desse jeito? isso e uma língua?
Ludmila
Sendo eu Soldado da PM de São Paulo tenho a possibilidade de entrar para o bope do Rj sem fazer a prova pra PM do Rj
A sua avaliação:
Alan Bruno Lopes
Olá, estou acabando o ensino médio, tenho 16 anos, e meu sonho e entrar no b.o.p.e . Moro em Espírito Santo , vou acabar o ensino médio, e vou fazer faculdade de direito para poder ter a chance de entrar no bope. E queria saber o que vocês pensam, e tambem qiero opiniões de vocês.
gleidsondiaspereira
nossa um sonho dez de crianca entra bope tou muito triste que presiza disso tudo posso fazer pergunta comoque eu fasso pra tropa de elite
bruno felipe azevedo de souza
ola.. queria tirar uma duvida... tenho 26 anos e gostaria de saber se eu posso fazer o curso para o (BOPE). estou terminando o ensino médio porque parei de estudar por motivos particulares. e esse ano me formo. sei que já passou a idade de fazer o curso para brigada, mais sempre foi o que eu sempre quis e por falta de oportunidade não consegui engessar na carreira militar, estou estudando para fazer concurso publico para policia civil ou federal. moro no rio grande do sul na cidade de taquara.. obrigado!!!
A sua avaliação:
Erick
BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS* ESPECIAIS.
michel
para entra no bope precisa de agilidade
Michel
Olá Michel, também sim é verdade!
Imagem: obachei.com
Imagem: conesulnews.com.br
Imagem: mochilavelha.com.br
1 de 3
Como entrar no Bope