Prisões

Como é a vida na cadeia

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como é a vida na cadeia
Imagem: gazetadopovo.com.br

Você alguma vez se questionou como é a vida das pessoas que estão presas na cadeia? Alguns dizem que os presidiários levam uma vida melhor lá dentro que cá fora, pois têm uma cama onde dormir, comida e roupa lavada, mas com certeza que nem tudo na cadeia são regalias, dado que ser preso é o castigo a cumprir por se comportar de forma errada e contra a lei. Uma coisa é certa: apenas quem convive com a realidade de uma cadeia sabe exatamente o que lá se passa, mas nós, que estamos cá fora, também podemos ficar sabendo um pouco acerca de como é a vida na cadeia. Se está curioso em relação a este assunto, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

A vida em uma cadeia varia de acordo com cada instituição presidiária, pois cada uma tem suas regras, níveis de perigosidade e algumas são exclusivas para mulheres e para homens.

2

De forma geral, a chegada de um presidiário à cadeia para cumprir a sentença se procede com o despir, banho rápido e inspeção. Seus pertences, que são restritos (normalmente óculos, livros e documentação), são catalogados e guardados.

Como é a vida na cadeia - Passo 2
Imagem: correiodobrasil.com.br
3

O preso é mantido durante alguns dias em uma secção específica para novos presos, enquanto os oficiais preparam sua ficha, encontram lugar para o acomodar definitivamente e designam tarefas de ocupação do tempo para ele.

4

Idealmente cada preso deveria ficar sozinho em sua cela, no entanto, devido à superlotação, pode ter de a dividir com mais pessoas. Uma cela típica tem cerca de 2,5 m por 1,8 m, e, no seu interior, uma ou mais camas de metal, uma pia, um vaso sanitário e, eventualmente, uma janela.

Como é a vida na cadeia - Passo 4
Imagem: o-mascate.blogspot.pt
5

O dia de um presidiário se inicia cedo, por volta das 7h com o café da manhã. Ao meio dia é realizado o almoço, geralmente em um espaço comum; o lanche é servido a meio da tarde e o jantar ao final da tarde. A alimentação praticada na cadeia é definida e inspecionada por uma nutricionista.

6

Uma das rotinas diárias na prisão é a contagem. Os presos permanecem em suas celas e os guardas circulam para os contar, se certificando de que não falta ninguém e que todos se encontram nos seus devidos espaços.

Como é a vida na cadeia - Passo 6
Imagem: obutecodanet.ig.com.br
7

Em alguns momentos os presos têm autorização para sair da cela, podendo circular pela secção das celas, visitar outros presos e se exercitar e socializar no pátio, sempre sob o olhar atento de câmeras de vigilância, guardas e oficiais.

8

Na prisão o tempo pode ser ocupado de diversas formas, ainda que bem mais limitadas que no exterior. Geralmente os presidiários realizam trabalhos de faxina relacionados com a manutenção e limpeza da própria prisão, no entanto as atividades variam de acordo com a instituição presidiária.

Como é a vida na cadeia - Passo 8
Imagem: metropolitana.com.br
9

Em troca da realização dessas tarefas, os presidiários recebem um pagamento, mas nunca circulam com o dinheiro, ele é mantido em uma conta de débito direto gerida pelos oficiais. Com esse crédito eles podem comprar itens simples na loja da prisão.

10

No entanto muitas vezes na loja da prisão os presidiários não encontram os produtos que pretendem (tabaco, álcool, armas, drogas), e isso leva a contrabando ou mercado negro no interior da prisão, através de trocas de bens materiais com os visitantes e, em alguns casos, com os próprios guardas da prisão.

Como é a vida na cadeia - Passo 10
Imagem: zecarlosfrases.blogspot.pt
11

A maioria dos presidiários tem autorização para receber visitas e, como é sabido, existe um horário definido para isso. No entanto existe um número limitado de visitas que um presidiário pode receber por mês e uma listagem das pessoas autorizadas a visitá-lo.

12

Durante o tempo em que permanecem na cadeia, os presidiários podem receber correspondência do exterior, como cartas e encomendas, porém tudo é revistado pelos guardas antes de lhes ser entregue. Presidiários também podem receber telefonemas, no entanto a conversa será gravada.

Como é a vida na cadeia - Passo 12
Imagem: asiacomentada.com.br
13

Algumas prisões dispõem de alguns espaços de ocupação de tempo livre, como o ginásio e biblioteca. Se se sentirem fracos ou a adoecer, eles também podem requisitar uma consulta médica, em que o médico se dirige à cela do presidiário, sob vigilância de guardas.

14

No entanto nem tudo na cadeia é tão pacífico assim, como sabemos também existem conflitos e alguns bem sérios. Se um presidiário comete uma infração, ele comparece a uma audiência com o diretor e oficiais, é escutada sua versão e, caso seja considerado culpado, é submetido a uma punição.

Como é a vida na cadeia - Passo 14
Imagem: hipersessao.blogspot.pt
15

A punição de um presidiário pode ser passar algum tempo na solitária, ter seus artigos apreendidos, ser colocado a executar tarefas de faxina menos agradáveis, levar um registro negativo na sua ficha e, nos piores casos, ser transferido para uma prisão de maior segurança e submetido a julgamento no tribunal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a vida na cadeia, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos
  • O contacto dos presidiários com dispositivos de ligação à internet é proibido, assim como o uso de celulares.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Robertoalves
Porra tu que postou o poste tu e doido e ....lanche da tarde, lojinha, medico, nitricionista, kkk vai la entao passar 1 mes la dentro..eu duvido q tu volte com essa historiNha novamente.......

..aqui do lado de fora.não tem nada para comparar.com o que se passa la dentro......la dentro e regra por cima de regras vacilou ja era o barrote come...inveja, falsos pessoas q finge ser teu amigo so pra ti desandar ..cutruca e constante..sem falar da tortura psicologica.e muitos outros aii....so sabe o que se passa la dentro .quem ta la no veneno.ou.ja tirou sistema......pod crer a situaçao e despresivel e lamentavel...imagina pra quem nao tem visitá ta la abandonado. ..se e louco mano...NAO DESEJO HA NINGUÉM, O QUE NAO QUERO PRA MIM MESMO. ..hj estou com a mente enmadurecida..to firme e forte....graças ao meu bom deus..
Rafa
Cara vc é muito engraçado lanche da tarde, médico que vem na cela, nutricionista, salario [ se vc chama salario passar o dia fazendo milhares de prendedores ou costurando bolas e no final do mês ganhar R$ 20, 30 reais], oq no final não da nem para os produtos de higiene kkkkk....ou vc está se baseando em alguma cadeia no Canadá ou no minimo na da policia federal onde estão presos politicos corruptos. Quando li sua materia achei q era alguma pegadinha e q no final vc diria kkkk...peguei vcs, estamos no Brasil.
A sua avaliação:
Angelo
essa prisao/cadeia se baseia nos EUA, pq aqui no brasil é um inferno. Como vc ''sabe'' isso? ja foi a uma cadeia?
cassio rdrigues
nao e assim de jeito nenhum essa historia de lojinha e tudo papo furado ...vive um em cima do outro igual animal ...o poste deu a entender que cadeia e ate gostoso kkkkk
missz1k4
não tem nada a ver com isso ai nao. tem 15, 20, 30 nego enfiado numa cela, a roupa tem que lava no banheiro, tem q dormi no chão até consegui uma jega, não tem porra de loja da prisão nenhuma.... e por ai vai
Imagem: gazetadopovo.com.br
Imagem: correiodobrasil.com.br
Imagem: o-mascate.blogspot.pt
Imagem: obutecodanet.ig.com.br
Imagem: metropolitana.com.br
Imagem: zecarlosfrases.blogspot.pt
Imagem: asiacomentada.com.br
Imagem: hipersessao.blogspot.pt
1 de 8
Como é a vida na cadeia