Outros do local de trabalho

Como dizer ao chefe que errou

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dizer ao chefe que errou
Imagem: vk.com

Muitas vezes, as pessoas possuem uma grande dificuldade em admitir que cometerem um erro. Porém é importante saber superar essa barreira, seja porque tem medo, vergonha ou outro sentimento. Como diz o ditado, errar é humano e, por piores que possam ser as consequências dessa atitude, é preciso aprender com elas. Dessa forma, o umComo.com.br vai ajudar você a como dizer ao chefe que errou.

Também lhe pode interessar: Como pedir desculpas ao meu chefe

Passos a seguir:

1

Ao cometer um erro no ambiente de trabalho, referente a alguma atividade que foi realizada, é importante dizer ao chefe que errou no momento mais oportuno, mas também, o quanto antes. Isso vai evitar que ele fique sabendo por outra pessoa, o que pode comprometer a sua carreira. Admitir os próprios erros é uma forma de se mostrar responsável e maduro. No entanto, errar não deve ser uma constante em sua vida profissional, é preciso aprender com os erros para aumentar as suas chances de prevenir que eles se repitam.

Confira as dicas que temos para si no artigo como se destacar no trabalho.

Como dizer ao chefe que errou - Passo 1
Imagem: epocanegocios.globo.com
2

Também é importante que além de contar pessoalmente ao seu superior a respeito do erro cometido, que você pense sobre o acontecido. Avalie consigo mesmo o porquê do erro ter ocorrido, já que para tudo existe uma explicação e ao entender a razão poderá evitar novos erros no futuro. No entanto, o mais indicado é que você guarde os seus pensamentos sobre a situação para si mesmo, bem como suas avaliações, conclusões, etc.

3

Na hora de falar com o chefe, é importante ser objetivo ao relatar o seu erro, sem ficar se vitimizando, tampouco colocar a culpa em outra pessoa, inclusive, colega de trabalho. Por mais que muitas vezes os erros sejam consequência de uma série de fatores é importante assumir a sua parte, de forma sincera e humilde. Vale ainda escolher um momento mais oportuno para contar ao seu superior a respeito do erro, sendo o aconselhado estar apenas com ele, sem expor a sua conversa às demais pessoas. Confira o nosso artigo como pedir desculpas ao chefe.

4

Por mais que para alguns funcionários possa ser um momento de grande sufoco, o melhor é respirar fundo e sem rodeios contar ao seu chefe o que aconteceu. Diferente do que se possa esperar, o superior pode encarar a situação de forma mais amena do que o esperado, sem que o erro cometido pelo empregado resulte em demissão, o que costuma ser o maior receio de quem comete grandes erros dentro de uma empresa.

5

Se as consequências do erro cometido ainda podem ser resolvidas para minimizá-las, além de conversar com o chefe, é importante buscar soluções. Você pode sugerir o que pode ser feito ou mostrar que está empenhado em resolver o caso. Mostre que você entende a gravidade do ocorrido e que algo deve ser feito, porém, para não piorar a situação evite tomar decisões precipitadas, que podem agravar o problema.

Como dizer ao chefe que errou - Passo 5
Imagem: forbes.com.br
6

Por fim, vale lembrar que embora os erros façam parte da vida profissional, é importante pensar antes de agir para impedi-los. Muitas vezes, a pressão que o funcionário sente no ambiente de trabalho o leva a agir de forma precipitada, mas é preciso saber como lidar com isso. A falta de atenção e mesmo o cansaço podem ser outros motivos, os quais também devem ser trabalhados pelo profissional.

7

E para evitar erros no futuro, confira as dicas que temos para si no artigo Como evitar erros no trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer ao chefe que errou, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vk.com
Imagem: epocanegocios.globo.com
Imagem: forbes.com.br
1 de 3
Como dizer ao chefe que errou