Empréstimos hipotecários

Como despejar um inquilino que não paga

Como despejar um inquilino que não paga

Se é proprietário de um imóvel e o seu inquilino não lhe paga a renda mensal, saiba que no Brasil tem a possibilidade de despejar um inquilino que não paga, ou seja, de rescindir o contrato de aluguel e inclusive conseguir que saia do imóvel, com um processo judicial. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como despejar um inquilino que não paga.

Também lhe pode interessar: Como preencher um recibo de aluguel
Passos a seguir:
1

Segundo o decreto-lei 11.112 da Lei do Inquilinato, se o inquilino atrasar o pagamento de um mês aluguel em um período de 24 meses, este poderá ser despejado.

2

Quando o inquilino for avisado da ação de despejo, terá 15 dias para pagar a dívida ou o processo prosseguirá.

3

Caso o inquilino não pague a dívida em falta, este terá 30 dias para desocupar o imóvel residencial ou comercial em caso de decisão judicial de despejo favorável ao locador.

4

Caso o locador ganhe o processo, o locatário poderá ser despejado por decisão de primeira instância.

5

O juiz também poderá conceder liminar para a desocupação do imóvel no prazo de 15 dias quando for encerrado o prazo do contrato de locação comercial, desde que tenha sido proposta a ação de despejo dentro do prazo de 30 dias da notificação da intenção de retomada do imóvel. Este também poderá conceder liminar no caso de falta de pagamento do aluguel. Neste caso, o liminar só se aplicará se o imóvel estiver sem fiador ou sem qualquer outra garantia.

6

Se existir uma garantia, o inquilino pode continuar no imóvel enquanto decorrer o processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como despejar um inquilino que não paga, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Quanto mais rápido se consultar um advogado mais barato será todo o processo e mais rápido poderá ter de novo a sua casa, não deixe passar o tempo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Francisco
Boa tarde aluguei uma kitnet p/ uma pessoa separada da familia, os três primeiro mês pagou certinho depois sumiu deixando tudo para tras, ja faz 5 meses que não apareçe ,não me paga os alugueis,as contas de luz, aliais as contas estão no meu nome, para o meu nome não ir para o spc eu tenho quitadas todas elas,não tenho contrato por escrito, eu soube que ele voutou para a casa da mulher dele, o celular dele só da caixa postal ou invalido ou não está disponivel no momento, ou não existe. por favor quais os meios legais para mim desocupar a minha kitnet, me ajudem pelo amor de deus.(Obs. a mobilia dele são uma cama casal bem velha,um guarda roupa sem portas, um ventilador um aparelho de som bem velho,um fogão 4 bocas bem velhinho,um bojão de gaz , uma geladeira velha que esta ligada o tempo todo so´ consumindo energia pra mim paga, um sofá velho que está na varanda. por favor me ajudem estou desesperado.).
Elisabete C.Alves
Tenho 3 imóveis - 2comerciais e 1 Residencial, já não pagam aluguel a mais de 6meses, o comercial não está pagando águae o residencial também , não pagam IPTU. estão deteriorando o imóvel todo, Após entrar com uma ação de despejo, quanto tempo em média posso retomar o imóvel????
A sua avaliação:
Carmen nardelli
O lnquilino não me paga a 3 meses pedi-o para abaixar o aluguel eu abaixei mesmo assim não quer pagar o que eu faço
A sua avaliação:
juarez
meu equilino nao paga o aluguel ja faz 2 meses e quando vai pagar, paga sem juros e como quer queria despejar porem acabei perdendo o contrato de aluguem oque posso fazer neste caso??
aline castello
Meu equilino não paga luz ja tem 2 meses,e já tem 1 mes não paga o aluguel, posso desligar os dejuntores já que esta dentro da minha cada, e esta em meu nome, tenho urgência, pois o valor de consumo esta muito alto.
edson bispo de oliveira souza
venceu agora meu segundo aluguel e a propetaria e propetaria me deu 24 horas para pagar se nao vai pedir o imovel sendo que falei que vou pagar dos 2 no final do mes
Mari- lurdes
Meu equilino não paga luz abusiva jo tem 4 meses, posso desligar os dejuntores já que esta dentro da minha cada, e esta em meu nome, tenho urgência, pois o valor d consumo esta altíssimo....
davi
mais fácil vc solicitar um relogio so pra casa q ele mora. mas segundo li pelos sites, nao pagar luz inclui nos motivos de despejo, ja q nao pagar aluguel ou taxas, q seriam luz, agua, etc, ja pode pedir imovel.
maria aparecida veras
Tenho um inquilino que não paga o aluguel, sumiu deixando deixando dois cachorros e não consigo encontra-lo, só falo por telefone. O que faço?
patricia lima
como devo fazer essa notificaçaõ para retirada de inquilino que não paga aluguel a 3 meses?
Shirley
Boa tarde aluquei uma casa para um amigo do meu marido fiz um contrato de 3 meses recebi a entrada de 850.00 em 2 de julho de 2015 e até a data de hoje mas nada era pra ele sai em Novembro 2015 em Outubro disse a ele q não tinha intenção em renova contrato e ele disse q tudo bem e mandou uma msg pra meu marido q sairia no dia 5 de janeiro 2016 q e hoje só q ontem dia 4 perguntei se sairia mesmo do dia combinado e disse q não respondi q preciso da casa e sai. Quero saber o q devo fazê nesse caso? Há será q se eu voltá a energia dele para o meu nome e pedi desligamento a empresa resolve ouPiorá.
ROSEMARY
Bom dia.... estou com problemas com um inquilino que há 3 meses não paga o aluguel e a 6 meses não paga as contas da agua e a 3 meses que não paga a luz qdo consigo fala com ele alega que amanhã irá pagar isso a muito tempo,entrei em contato com a sanasa e a cpfl mas eles só enrolam estou muito nervosa com isso pois tenho todo mês que pagar essa casa que aluguei e estou desempregada me ajudem por favor.....
lucimar
Minha comadre tem 7 casas de aluguel que foram locadas e tudo ia bem ate ela ficar com problemas mentais 2 nao pagam mais e os outros estao pagando quanto e quando querem .Gostaria de saber como posso resolvet isso ?
rosiane Cristina
Minha mãe tem uma casa na qual uma pessoa pediu para ficar uns dias até resolver problemas pessoais, entrou sem fazer nenhuma documentação, pois era apenas alguns dias, hoje já faz 3 meses que estamos pedindo para que deso culpe a casa e o mesmo se nega pois diz que não tem para onde ir, e não esta pagando nada nem agua e nem luz, como posso agir legalmente para evitar mais problemas
FRANCINEIDES ROSCJP.
JA TIVE ESSE PROBLEMA, RESOLVIR, CORTANDO A LUZ E ÁGUA, AI SAIRAM ABORRECIDOS CLARO, POIS EM SEGUIDA, EU IRIA PEDIR AJUDA A MELÍCIA, (policia bandida). PROBLEMAS RESOLVIDOS. CORAGEM.
valdeci t vieira
Aluguei minha casa em agosto de 2014 c/ contrato pela imobiliária. Só que o inquilino paga um aluguel quando esta vencendo três ou seja c/ 85 dias ele paga um e ai deixa sempre dois alugueis e 15 dias atrasado falei c/ a imobiliária a gerente da mesma diz não pode tomar nenhuma providência.Eu tenho contrato de prestação de serviço c/ a imobiliária mesmo assim eles não agem.E está situação vem desde de Janeiro/2015.Oque fazer?
Adelaide Porto
Passei minha casa para amigos sem entrada em forma de aluguel, hoje eles estão me causando problema no pagamento tipo, atrasou o més de outubro de 2014, e ainda não foi pago, em outro més ficou devendo uma parte do outro més, e esse més tbm ainda não pagou. Estou doente lutando pela minha vida tive câncer de mama, eles já sabiam de toda a minha luta, gostaria de saber o meu direito nesse caso, estou passando agonia imensa com isso... Atenciosamente aguardo uma resposta , bom dia.
Irene a. de Araujo
Boa tarde,gostaria de saber como despejar um inquilino que não paga os aluguéís,pois tenho um imóvel alugado e o inquilino já está com 3 meses atrasado e fica só dando desculpas,já estou cansada desta situação,isto já está me deixando com problema de saúde de tanto aborrecimento,pois já sou uma senhora de 60 anos,por favor me ajudem,Obrigada.
Thoago
Entre com uma ordem de despejo na justiça e ele terá 15 dias o pra sair!
cristina ribeiro
se alem de não pagar o aluguel, o locatário, quando bebe ,estiver quebrando a porta e portão ,dando murro na parede e esta é parede e meia com a locadora que mora só .,e o locatario vive subindo no forro e fazendo ameaça, consigo tirar ele da casa ,sendo esta um contrato temporário de tres meses?
cristina ribeiro
meu contrato com o locador é de papelaria, particular temporário/////tem valor diante da justiça?? por ser temporário acrescentei que se não pagar aluguel e agua e luz, . vou desligar a energia eletrica, e recorrer /// posso fazer isso?
cristina ribeiro
aluguel temporário de tres meses/ aluguei o locatário apenas pagou o primeiro mes adiantado, e não pagou mais e final deste mes de agosto termina o contrato, ele não pagou nem agua e luz, preçiso que ele saia urgente, os moveis são meus , eu posso tira-lo de lá. pois o contrato e temporario/ e ele ainda me ameaça, sou mulher e vivo só e estou com medo, fiz b.o ,mais demora muito, , na justiça um departamento passa para outro e ainda não resolveram meu problema, posso eu trocar as fechaduras da porta, sendo que os moveis sao meus??? me ajudem por favor
Isael José Siste
Estou com um inquilino que se casou, sua irmã que era inquilina saiu da casa deixando a mobília,este entrou dizendo que pagaria o aluguel da irmã e não pagou nada , deve dois meses. Obs: Não tenho contrato, pois é uma casa de Sitio
Como despejar um inquilino que não paga