Como calcular um pagamento de dividendos


Como calcular um pagamento de dividendos

Um dividendo é um pagamento aos acionistas dos lucros da empresa. Os pagamentos de dividendos variam, dependendo do tipo de ações e da estratégia de negócio da empresa. As empresas muito rentáveis que estão frequentemente orientadas para o crescimento podem pagar dividendos baixos (ou nenhuns) porque os lucros são reinvestidos. Outras empresas que estão bem estabelecidas podem pagar dividendos mais altos, sobretudo em ações preferenciais. Qualquer tipo de pagamento de dividendos dependerá de cada empresa, mas sempre em benefício da empresa. É fácil de calcular um pagamento de dividendos, mas existem várias formas de o fazer.

Instruções
  1. Calcule o pagamento de dividendos para ver quanto vai receber em função do número de ações que possui. A maioria dos dividendos são pagos trimestralmente, por isso pode fazer este cálculo sobre uma base anual ou trimestral.

  2. Multiplique o número de ações pelo dividendo anual para descobrir quanto será o pagamento de dividendos. Por exemplo, se você é dono de 1.500 ações de XYZ Corporation e o dividendo é de 1,50 $ por ação, o pagamento do dividendo anual será de 2,250$. Divida este valor por 4 para encontrar o pagamento trimestral, que seria 562,50$.

  3. Descubra o retorno do investimento (ROI) que representa um pagamento de dividendos. O rendimento é a percentagem anual do seu investimento em forma de dividendos pagos. Por exemplo, se você pagou 20$ por ação e o dividendo é de 1,50$, o seu rendimento é de 1,50$ dividido por 20$ (multiplicando por 100 para obter a percentagem). O rendimento neste exemplo é de 7,5 por cento. Mas se você pagou 150$ por ação, o seu rendimento seria apenas de 1,0 por cento. O rendimento é importante para valorizar o investimento.

  4. Calcule a relação do pagamento de dividendos. Esta é a proporção de dividendos para o lucro líquido da empresa. Por exemplo, se a empresa apresentou lucro depois de impostos de 25 milhões e pagou 10 milhões em dividendos, a relação de pagamento de dividendos é de 25 milhões divididos por 10 milhões, ou seja 2,5.

  5. As empresas de crescimento orientado, muitas vezes têm altas taxas de pagamento de dividendos, o que indica que estão retendo a maior parte dos lucros líquidos para investirem na expansão. Pelo contrário, uma baixa proporção de pagamento de dividendos sugere que é provável que a empresa não cresça muito mais. Se uma empresa tem um alto rendimento, ainda pode ser um bom investimento se o que procura é uma renda em vez do crescimento de capital.

  6. Calcule a cobertura de dividendo. Esta é uma variação da proporção de dividendos de pagamento. Isto não é mais do que o lucro por ação dividido pelo dividendo. Por exemplo, se os ganhos por ação são de 2,50$ e o dividendo é de 1$ por ação, a cobertura dos dividendos é de 2,5.

  7. A cobertura de dividendos é útil porque muitas vezes é mais fácil de encontrar as receitas e o valore de dividendos por ação do que a receita líquida e o total pago em dividendos.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como calcular um pagamento de dividendos , recomendamos que entre na nossa categoria de Economia.
Necessita
  • Calculadora
Conselhos
  • Antes de fazer um investimento na bolsa procurando uma rentabilidade via dividendos, recomendamos-lhe que consulte o seu banco ou caixa, eles são os peritos neste tema.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como calcular um pagamento de dividendos :


2 comentários


16-03-2014 disse:
Este artigo e nenhum é a mesma coisa. Muito complicado para quem quer algo didático, claro e passo-a-passo.
02-02-2014 disse:
Informações legais.. mas o item 5 está com o raciocínio invertido. Como a empresa pode reter a maior parte dos lucros para reinventimentos e ter alta taxa de distribuição de dividendos? Ou uma coisa ou outra.
Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal