Como apresentar minha empresa a um cliente


Como apresentar minha empresa a um cliente

Suponhamos que você conseguiu uma reunião com alguém (um cliente ou um sócio potencial) e deseja lhe fazer uma proposta. Prepare duas apresentações no Power Point (uma da empresa, e outra dos produtos e/ou serviços que você vai apresentar), salve-as no notebook, imprima algumas cópias coloridas e vá para a reunião. Você quer tudo perfeito, que não fique nenhuma dúvida da estupenda proposta que você está apresentando e da ideia de que como seria bom trabalhar com você, verdade?Esse não é um bom começo. Antes de sair do seu escritório, você já semeou as sementes do desastre. Você já fez coisas que não devia ter feito e esqueceu de outras importantes. E poderia ter evitado isso, levando em conta estes cinco conselhos.

  • Investigue quem você vai encontrar


    Navegue na página do site da empresa, verifique os produtos comercializados, a que segmento de mercado a empresa atende, onde tem filiais, com que sócios trabalha... E depois procure no Google tudo que possa encontrar, tanto da empresa como dos itens a ela relacionados. Procure, por exemplo, quem é seu concorrente. Não esqueça de pesquisar sobre as pessoas que vão estar reunidas com você: quanto mais informações souber sobre eles, melhor.

  • Não conte sobre a sua vida


    A tentação de dedicar "não mais de cinco minutos" para apresentar nossa empresa é muito forte, mas você deve resistir a ela.O cliente sabe que você vai exagerar e se põe na defensiva, enquanto começa a pensar nas tarefas pendentes que ele tem. Esqueça a pretensão de convencer um cliente das maravilhas da sua empresa.

  • Não faça uma apresentação padrão


    Adapte sua apresentação ao cliente específico da reunião. Não, adaptar sua apresentação não é pôr na primeira página "apresentação para Ultramarinos Bermúdez" e colar em um canto da cada folha o logotipo de Ultramarinos Bermúdez que você baixou da Internet. Isso nada mais é do que uma apresentação com personalização inadequada; é ainda pior que uma apresentação sem personalização.Cada exemplo que você incluir deve estar relacionado com o negócio do cliente: as vantagens explicadas devem ser as obtidas pela empresa ou cliente em pauta e não por outro cliente, etc. Para fazer dessa forma, use o que você pesquisou sobre ele.

  • Pergunta


    Ao começar a apresentação, convide o cliente para interromper a qualquer momento a fim de perguntar qualquer dúvida. Se ele fizer isso, ótimo: costuma ser sinal de que ele se interessa pela apresentação. Mas se ele não perguntar, pergunte você.Prepare algumas perguntas para determinados momentos da apresentação que animem ao diálogo, do tipo "Você passou por isto alguma vez"? ou "Seria interessante para você esta função?".

  • Coloque-se no lugar do cliente


    Pense nas necessidades do cliente, quais são seus problemas e como pode ajudá-lo(a). Isso é o que ele vai querer que você lhe conte. E toda sua apresentação deve ter um único objetivo: convencê-lo de que você podes resolver um de seus problemas.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como apresentar minha empresa a um cliente, recomendamos que entre na nossa categoria de Clientes.
Conselhos
  • Não monopolize sua apresentação falando só você durante 20 minutos... Ninguém quer trabalhar com alguém maçante!
  • Apresente uma transparência no final para explicar porque sua empresa é idônea para realizar o que você está propondo. Se o cliente tiver interesse em saber algo mais, ele perguntará.
  • Não sobrecarregue sua apresentação com muitos arquivos pois pode ser que não dê tempo de ver tudo.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como apresentar minha empresa a um cliente:


                

5 comentários


22-05-2014 Jorge Augusto Lopes disse:
Tenho uma micro empresa de projetos e montagens na área de elétrica industrial.Recebi um convite para eventual parceria de uma empresa do mesmo ramo,mais de grande porte.Eles estão pedindo que eu envie apresentação da empresa e currículo dos responsáveis.Não por onde começar,vocês fazem este trabalho.
16-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Eugenio, obrigada pelo comentário :) Vamos ter a sua dica em consideração!
14-05-2014 Eugenio Miala disse:
Gostei das dica, mais deveria ser um pouco aprofundadas
28-01-2014 Sara disse:
Henrique muito obrigada pelo comentário, valeu :)
26-01-2014 henrique de lima disse:
gostei muito foi útil saber como apresentar minha empresa um abraço a todos
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências