Lojas de alimentação

Como abrir um restaurante

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como abrir um restaurante

Na hora de abrir um restaurante são muitos os pontos que devemos estudar. É necessário ter um bom plano de negócio e entender que pode ser um processo longo. Por outro lado, trata-se de uma grande aventura empresarial onde precisaremos de tempo e dinheiro. Para tudo isso, é necessário saber como abrir um restaurante, e em umComo.com.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma franquia Outback no Brasil

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve ter clara na hora de abrir um restaurante é o modelo de negócio. Para isso, é imprescindível determinar que tipo de comida e serviço queremos oferecer, pois não é o mesmo um restaurante de comida rápida que um restaurante gourmet. Pense nos prós e contras da cada um destes negócios, estudando bem o local onde quer abrir o negócio.

2

É necessário criar um plano de negócios. Esta ferramenta será muito útil se em algum momento precisar de ajuda financeira; sem um plano de negócios será muito difícil que um banco aprove um empréstimo.

3

Este plano de negócios deve contar com alguns pontos básicos. Devemos dar uma descrição do nosso negócio assim como dos clientes potenciais que queremos alcançar. A parte financeira é a mais importante, incluindo o capital que possuímos, quais são os custos fixos (local, aluguel, licenças e gêneros, entre outros), bem como os benefícios que esperamos atingir.

4

Neste plano de negócios também é necessário falar um pouco da nossa estratégia de marketing, muito importante para abrir um restaurante.

5

Escolher o local pode ser complicado. Devemos localizar primeiro a área e depois fazer um estudo de todos os locais à venda ou para alugar. Pensemos de antemão que tipo de serviços queremos que tenha este local, assim como o espaço necessário para poder propor um esquema de mesas.

6

Depois de visitar todos os locais, teremos que escolher o que mais se ajusta ao nosso orçamento e que ofereça as melhores condições. Um bom local, por exemplo, pode ser aquele que precise de pouco dinheiro na hora de reformar, pois isto evitaria despesas extras.

7

Nosso local deve cumprir com todas as leis de segurança estabelecidas no nosso país. Se temos alguma dúvida sobre isso, podemos contratar algum profissional que esteja informado sobre este tipo de leis. Isto evitará que tenha problemas depois, na hora de inaugurar o negócio.

8

Se tiver resolvido o problema econômico de financiamento e já tiver o local, não se esqueça de registrar sua empresa. É necessário ter uma licença para restaurantes, pois sem ela você não pode abrir as portas do novo local.

9

Na hora de abrir um restaurante, é melhor que os assuntos legais sejam levados por um profissional. Isto economizará tempo e evitará possíveis problemas, pois se não for especializado nesta matéria, com certeza algumas coisas passarão desapercebidas e podem ser muito importantes.

10

Se quiser que seu restaurante funcione, elabore um cardápio que ganhe o da concorrência, com bons preços e uma qualidade excelente. Tanto isto como a decoração do local são pontos essenciais para que o restaurante encaixe bem com seu público.

11

Na hora de abrir um restaurante existem pontos essenciais como o contato com os produtores locais. É interessante conhecer as opções de fornecedores que você pode encontrar na sua região, procurando sempre uma boa relação qualidade/preço.

12

Apesar de que, com certeza já previmos a contratação de trabalhadores no nosso plano de negócio, depois de conseguir as licenças é a hora certa de começar com este assunto. Devemos fazer uma seleção de cozinheiros, gerentes, garçons e profissionais que forem necessários.

13

Por último, na hora de abrir um restaurante é essencial fazer uma inauguração à altura. Primeiro podemos nos centrar nas pessoas do bairro, mas dependendo do orçamento podemos lançar campanhas iniciais bem mais ambiciosas para atrair mais gente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir um restaurante, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como abrir um restaurante