A moral no trabalho

10 dicas para conviver com os colegas de trabalho

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
10 dicas para conviver com os colegas de trabalho

As relações laborais são importantes na nossa vida, pois é no trabalho onde passamos uma parte substancial da nossa vida, e mesmo se pensarmos que só iremos fazer as atividades sobre as quais recebemos um salário, estamos enganados, a realidade é que neste ambiente também se desenvolve uma vida social, em que falamos, compartilhamos e rimos com os nossos colegas de trabalho. Em umComo.com.br mostramos-lhe 10 dicas para conviver com os colegas de trabalho e, assim, garantir a sua paz de espírito e bem-estar pessoal.

Também lhe pode interessar: Como ser um bom profissional
Passos a seguir:
1

Aprenda, desde o primeiro dia, a ser educado e gentil com os seus colegas de trabalho, esta qualidade é muito valorizada não apenas no local de trabalho mas também em qualquer outro ambiente social.

2

Tente manter os limites, sem levar os problemas de casa para o trabalho, isso poderia torná-lo hostil, antipático e distante, e ninguém quer lidar com um funcionário assim.

3

Separe as relações pessoais com as laborais, isto não quer dizer que não possa fazer amigos para toda a vida no trabalho, mas não será fácil, não é qualquer pessoa que faça três comentários durante o café que passa a ser seu amigo, este tipo de relação nasce com o tempo, a partilha e o respeito, se isso não existir será melhor mantê-los como colegas de trabalho.

4

Evite envolver-se sentimentalmente com alguém do seu trabalho, esta situação só trará problemas: sensibilidades, boatos, fofocas e desconforto desnecessário.

5

Seja amável e atencioso, mas dentro dos limites, ajude os colegas de trabalho mas sem permitir que abusem da sua boa vontade.

6

Seja cortês com os colegas de trabalho que não lhe agradam muito, mas mantenha a distância, mantenha o equilíbrio de modo a que ninguém possa pôr em causa o seu profissionalismo.

7

Se possível, evite falar dos outros colegas de trabalho nas suas costas, e se o fizer certifique-se que a pessoa que mencionou não é alguém que gosta de confrontos e fofocas. Não seja o principal patrocinador da indústria dos boatos.

8

Respeite os seus colegas e aplique a regra de ouro das relações: trate os outros como gostaria de ser tratado.

9

Esforce-se para conhecer melhor os seus colegas de trabalho, por vezes as primeiras impressões enganam e debaixo das aparências escondem-se grandes seres humanos, deverá apenas ter paciência e vontade de descobri-los.

10

Se tiver algum conflito com um colega de trabalho tente resolvê-lo diretamente com essa pessoa, com um diálogo e de forma profissional e emocionalmente inteligente, será a melhor forma para todos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 dicas para conviver com os colegas de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • O mundo do trabalho está repleto de muitos tipos de pessoas, mas deverá ser profissional e paciente para que estas relações corram da melhor forma possível.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 dicas para conviver com os colegas de trabalho